ABRAGNOSE - Academia Brasileira de Gnose

A Religião do Futuro

Este texto é dirigido aos irmãos de todas as escolas gnósticas e aos estudantes de todos os níveis. Também nos dirigimos aos novos que estão chegando agora, provavelmente ainda ligados a uma das tantas religiões do ocidente ou do oriente.

Quando [res]surgiu a Gnose, em 1950, aqui mesmo em terras sul-americanas, pelas mãos do então Hierofante de Mistérios Menores, Aun Weor, não haviam escolas nem instituições gnósticas. Isso prosseguiu assim até 1956. Nesse ano a Loja Branca ordenou que se criasse um ente jurídico. Nascia aí o Movimento Gnóstico Cristão Universal, com a finalidade de resguardar e disseminar o NOVO EVANGELHO, a DOUTRINA AQUARIANA, a RELIGIÃO DO ADORÁVEL SALVADOR DO MUNDO para os tempos modernos.

Desde aí, por mais marchas, contramarchas, cisões ou dissidências que tenham havido, e por mais Mestres e contramestres tenham sido nomeados ou autoproclamados, o fato inconteste é que hoje TODAS AS INSTITUIÇÕES GNÓSTICAS DO MUNDO derivaram e ainda gravitam em torno desse MOVIMENTO GNÓSTICO ORIGINAL criado pelo Décimo Avatar de Vishnu – V. M. Samael Aun Weor.

Tristemente, essa ESCOLA ORIGINAL, fundada para REGENERAR ALMAS, acabou não recebendo da forma esperada o apoio à altura daqueles a quem tanto o Mestre confiou, considerando que nenhum deles chegou a realizar um trabalho efetivo e completo sobre o Eu Psicológico. O resultado final dessa falha está hoje à vista de todos: uma multiplicidade de grupos e escolas brigando e disputando entre si tal qual faz o eu pluralizado dentro de qualquer um de nós para ver quem pode mais.

Não queremos desqualificar ninguém nem nos presumirmos de sábios; só queremos fazer uma análise serena. Mas, convenhamos! Uma pessoa para ser denominada de MESTRE precisa de muito mais que simplesmente descobrir seu nome interno e depois proclamá-lo aos quatros cantos do mundo [isso em caso de se tratar do real e verdadeiro nome interno].

A DOUTRINA DO SALVADOR DO MUNDO nada tem a ver com o circo das vaidades humanas, nem com os títulos autoconcedidos, nem com os líderes de pés de barro que pululam em todas as partes. As DOUTRINAS SAGRADAS, sejam elas quais forem, sempre nascem puras e são destinadas a um povo, uma época, uma cultura. Quer gostem ou não, aceitem ou rejeitem, a Gnose é a NOVÍSSIMA DOUTRINA ESPIRITUAL PARA A ERA DE AQUÁRIO. E no futuro se consolidará como uma NOVA RELIGIÃO ECUMÊNICA [ou católica] à medida que for incorporando o melhor do cristianismo e o melhor do budismo. Portanto, estamos agora em plena gestação da ESPIRITUALIDADE que nascerá na Idade de Ouro de Aquário.

ReligiãoReligião De um lado vemos os que se dizem gnósticos brigando entre si por direitos, heranças e supremacias que nunca possuíram, e por outro lado vemos o comércio de almas em todas as partes numa autêntica disputa mercadológica que travam entre si as diferentes religiões confessionais, não importa se do ocidente ou do oriente.

Todas essas querelas intragnósticas ou inter-religiosas passa bem longe do que buscava a Loja Branca através de seu Mensageiro ou Avatar, qual seja: levar o alimento espiritual às almas famintas da autêntica luz, dar ensinamentos que levem à redenção da Consciência, tirar a humanidade do caos em que se encontra, ensinar a caridade curativa de corpos e almas.

O convite que queremos fazer a todos os seres dotados de profundo e real espírito gnóstico-crístico-budista é o de retomar desde agora mesmo ao trabalho psicológico sobre si, dedicando-se à morte do ego. Aos que já se encontram dentro de alguma instituição gnóstica, fica o convite para que recomecem o trabalho psicológico, tudo de novo, desde o zero radical. Aos que agora chegam, indicamos o estudo das obras básicas do Mestre Samael e, sem mais demora, dediquem-se a morrer em defeitos e a nascer em virtudes.

Hoje nenhum de nós está livre de falhas e erros contra o SER, contra o PAI que é a VERDADE ABSOLUTA em nós. O que precisamos fazer é dar-nos conta e aceitar que esta é a situação calamitosa em que nos metemos por falta de trabalho sobre nós mesmos. Em todos esses anos crescemos muito em intelectualidades, mas nada em VIRTUDES ou em MORTE DE DEFEITOS.

Se não mudarmos nossa realidade interna desde já, é claro que o fracasso nos aguarda ao fim de nossas vidas. É preciso voltar às origens da GNOSE SAMAELIANA e praticar tudo que nos foi ensinado, rompendo assim com esse círculo vicioso de apenas alimentar nosso intelecto e nossa curiosidade. A finalidade da DIVINA GNOSE é a REGENERAÇÃO DE NOSSA ALMA, e isso só se dá com TRABALHO REAL E CONCRETO – não com discursos, aulas, seminários ou congressos milionários.

Não interessa absolutamente em nada estar nesta ou naquela escola, seguir este ou aquele missionário, instrutor ou recém-nascido mestre [se de fato existir]. O único que nos salvará do abismo na hora derradeira é nossa FIDELIDADE AO PAI e o cumprimento da Lei Divina que, basicamente, se resume em “amor incondicional e impessoal a tudo e a todos”.

A Gnose é para todos aqueles que querem viver como autênticos Eremitas em meio ao bulício da vida moderna, gente que se sacrifica pelos demais por amor à CAUSA [nunca por obrigação ou interesses], pessoas que vivem na prática os princípios da NOVÍSSIMA DOUTRINA DO CRISTO: A GNOSE SAMAELIANA.

PAZ INVERENCIAL!

 

Para um maior aprofundamento, recomendamos: Uma Nova Ordem Mundial


Autor: Karl Bunn

ABRAGNOSE - Academia Brasileira de Gnose

Lançamento 1ª versão: 4 de fevereiro de 1997. Atualizações contínuas e permanentes. Copyright 2005-2014© Todos os direitos reservados. A responsabilidade deste site é da Igreja Gnóstica do Brasil - IGB